top of page

Sobre o Psicanalista

Thiago Nascimento é psicanalista clínico. Mestrando em Educação, linha Psicanálise e Educação (USP); Formação em psicanálise; Especialista em Terapia de Casais; Especialista em Neuropsicologia; MBA em Gestão Estratégica: Desenvolvimento Humano de Gestores (FGV); Especialista em Técnicas de Negociação e Contratos (PUC-SP); Advogado (Graduação em Direito - Mackenzie). Membro do LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP/FE-USP) e Grupo de Formação de Professores (IP/FE-USP), atua como psicanalista clínico para pessoas, casais e famílias, com áreas de especialização em relações, tanto de casais, familiares e educação.

FOTO PERFIL1.png

Ao olhar para trás e pensar sobre a própria vida, pude entender, sem me dar conta (palmas ao inconsciente!) que muito do que construí para mim contribuiu para chegar onde estou hoje: a graduação em Direito proporcionou-me um encantamento pelo aspecto humano dessa ciência, deixando clara uma necessidade de aprofundar a pesquisa para compreender a psique humana, seu funcionamento e atuar nesse ramo.

 

Até então, atuando no mundo corporativo como especialista em contratos, meu trabalho e atuações funcionaram como um laboratório de experiências, onde fui assumindo responsabilidades e agarrando diversas oportunidades para desenvolver a pesquisa sobre o ser humano. Até então, tudo que podia fazer para ter experiências fui agarrando, desde representação acadêmica, presidência de comissão, líder, gestor de projetoes, entre outros. Fiz pós-graduação em técnicas de negociação, gestão empresarial e desenvolvimento humano, além de inúmeros cursos de aprimoramento pessoal e autoconhecimento. Dentre estes, a psicanálise, que proporcionou uma grande virada.

 

Comecei a atuar com o desenvolvimento da ética e conformidade nas corporações, pois parecia uma ótima estratégia para conciliar o estudo do ser humano com o desenvolvimento de projetos corporativos relacionados à ética. Nessa época, comecei a compreender o papel da educação e a importância dos processos educacionais a que o indivíduo é submetido como fundamental para a formação moral, especialmente na família e na escola. No mundo corporativo, observei que quando a educação familiar e escolar falhava, a ética se tornava uma última tentativa de sustentar aquela micro-sociedade e os acordos com o coletivo, pois o desenvolvimento moral possivelmente deficiente resultava em uma concepção frágil e facilmente subjugada diante das condições pessoais de formação.

 

Assim, passei a me interessar cada vez mais pelos processos inconscientes que direcionam a vida das pessoas, desde a formação da psique até os impactos que os conflitos não resolvidos podem gerar nas escolhas que pautam as vidas. Nesse caminho, emagreci mais de 25 kg, parei de fumar, mudei de hábitos e passei a ter uma vida mais feliz e saudável.

 

Um ponto comum em todos os meus estudos, pesquisas e interesses nas diversas áreas foram as relações: o que envolve ligação, conexão e interação. Considerando que a maturidade é quase sinônimo de saúde e tem a ver com à capacidade de alegrar-se sendo espontâneo, sem perder excessivamente a habilidade de se relacionar, os processos relacionais sempre foram objeto de interesse e valorização em todas as áreas. Com anos de experiência em negociação de contratos entre pessoas e empresas, negociar interesses nas relações de casais tornou-se uma grande vantagem: passei a enxergar isso apenas mais tarde.

 

Com a psicanálise e a terapia com base no cuidado (Winnicott), aqueles que buscam tanto resolver seus problemas psíquicos quanto melhorar sua experiência de viver e se relacionar aprendem a capacidade de viver a partir de si mesmos, de forma mais autêntica, espontânea e feliz, desenvolvendo suas potencialidades a ponto de crescer e se tornar alguém mais fortalecido, maduro e responsável socialmente, compreendendo melhor como agir.

 

Desta forma, atuando como psicanalista clínico para pessoas, casais e famílias, além de educador, pesquisador e consultor, meu grande objetivo é mudar o mundo contribuindo com cada indivíduo e, por meio das relações, auxiliando tanto nos mundos individuais quanto nas interações. Assim, busco melhorar esses aspectos para que as transformações se multipliquem. Quem sabe, nosso ambiente se torne cada vez mais favorável para nós e para as próximas gerações.

bottom of page